
1- Nós não recebemos reserva técnica.
2- Indicamos profissionais por suas competências, então criamos um compromisso de resultado de trabalho que beneficie nossos clientes.
Entenda, projetos são feitos de processos, demorados, se o profissional faz muito barato, ou de graça o lucro dele ainda sim sai do seu bolso. A reserva técnica é uma especie de comissão, que o profissional recebe da empresa contratada para execução de um serviço ou compra de materiais e móveis.
Essa comissão pode variar de 7 a 15 % da sua obra.
Então preste bem atenção nesta conta.
Um exemplo simples:
Projeto de um quarto de casal, uma reforma, móveis, marcenaria, revestimento, forro, pintor, gesseiro, entre outros cada um desses profissionais são obrigados a pagar a RT ( reserva técnica ) para poder pegar a obra do profissional.
Se o total do seu projeto sair em R$ 80.000,00 reais. Você pagou para o profissional, R$ 8.000,00 a mais.
O designer de interiores que é nosso caso não tem uma lei que condena está ação - CRT – (Conselho Regional Técnico) mas nosso método de trabalho é obtido com clareza, gostamos de pigo nos iiiis, e nossa remuneração está redigida em contrato. Não temos o por que de recebermos comissão sobre nossos clientes, e deixar suas obras mais caras.
O CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) condena esta pratica. Assim como a nosso empresa existem muitos profissionais honestos, busque referenciais antes de contratar o seu designer de interiores ou arquiteto.