Pisos ecológicos

Atualizado: 20 de jul. de 2021

Pisos ecológicos


O que são?

São revestimentos fabricados com materiais naturais reaproveitados, como madeira de demolição, cortiça, fibra de coco, ou partindo de componentes recicláveis como garrafa PET, borracha ….

Reciclar - é quando o material passa por um processo processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos .

Reutilizar - processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química, ou seja, é dar uma nova utilidade àquilo que não se usa mais, materiais que seriam descartados são reutilizados. Esta atitude visa reduzir o desperdício e prolongar a vida útil desse material, como exemplo, o piso de madeira de demolição.

Você sabia que não existem projetos 100% sustentáveis, infelizmente não tem como, o que podemos fazer é agregar materiais e estratégias para que nossas edificações tenham menos impacto sobre o meio ambiente.



Piso drenante

Os pisos drenantes são pisos ecológicos específicos para áreas externas que têm a importante função de escoar através deles, evitando uma série de problemas habituais para locais em que as chuvas são muito seguidas e permite que o ciclo natural da água aconteça, isso porque a chuva cai, passa pelo piso e é absorvida pelo solo além, é claro, de ajudar na contenção das enchentes.

Existem variados tipos de pisos drenantes, mas todos eles cumprem o papel ambiental. Os pisos drenantes podem ser usados para cobrir áreas externas e ótimos para beira de piscinas, isso porque contêm uma aspereza de fábrica e tornam-se antiderrapantes.


Pisos de borracha

Os pisos ecológicos de borracha são oriundos da reutilização de pneus e até sobras do material usado nos calçados, são triturados e seguidamente são transformados em revestimentos com textura, permitindo o uso de desenhos e cores variadas para seu projeto.

Ideal tanto para áreas de trânsito fluente de pessoas, como áreas privadas, são duráveis, antiderrapante, modelos externos são drenantes. Eles são resistentes a impactos e muito usados em áreas de playground, rampas de acesso, salas de ginástica, áreas corporativas, parquinhos ao ar livre, escadarias públicas e outros.

Muito fácil de higienizar, possui isolamento térmico, o que evita que o piso esquente muito mesmo se ficar um tempo longo exposto ao sol.




  • Produto de fácil instalação.

  • Alto amortecimento

  • Antiderrapante

  • Alta durabilidade

  • Não perde espessura

  • Alta densidade e resistência à abrasão

  • Proporciona conforto acústico ao ambiente

  • Absorvem impactos, protegendo o piso existente.

  • Melhor relação custo-benefício do mercado

  • Alguns podem ser drenantes




Pisos intertravados

São assim chamados devido à sua formatação sem rejunte. Durante a instalação os blocos de concreto são assentados sobre o solo ou areia, o que facilita a infiltração das águas pluviais, minimizando o acúmulo de água em bueiros e córregos da região.




Piso de garrafa PET

Os pisos ecológicos de garrafa PET são fabricados por meio da reciclagem de garrafas recolhidas no meio ambiente. Durante o processo de confecção ocorre a retirada de tampas e rótulos, depois os materiais passa por uma lavagem onde são descontaminados com água quente e seguidamente é transformado em flocos plásticos. Por meio da extrusão, os flocos são derretidos e fundidos em formato laminar.




Piso de cortiça

Os pisos ecológicos de cortiça são feitos a partir de uma casca de árvore que volta a se formar, respeitando o ciclo da vida. Esses pisos ecológicos além de leves, favorecem o isolamento térmico e a absorção de som, também trazem conforto aos pés e são extremamente resistentes a fungos e bactérias. Não é por menos que esses pisos ecológicos são perfeitos para áreas internas.



Piso de bambu

Os pisos ecológicos de bambu são uma excelente alternativa para o seu projeto. Mas, por que o bambu? O bambu, como apresenta um crescimento rápido, pode ser colhido anualmente. Além disso, o bambu é uma espécie que apresenta alta taxa de absorção de carbono. No projeto, os pisos ecológicos de bambu são indicados para áreas de alto e baixo tráfego de pessoas, podendo ser incluídos nos ambientes externos dos imóveis, já que são muito resistentes e duráveis.



Madeira de demolição

A madeira de demolição é obtida através da retirada de madeira presente na estrutura de construções, revestimentos e móveis antigos. Na decoração, os pisos ecológicos de madeira de demolição podem ser aplicados tanto em áreas internas quanto externas do imóvel. E você pode ter um resultado cheio de charme e único.



Benefícios

Durabilidade

Valorização do imóvel - através da responsabilidade socioambiental tema cada vez mais em evidência, logo, apostar na instalação e uso de pisos ecológicos além de contribuir com um futuro mais sustentável, os proprietários agregam ainda mais valor ao imóvel.

Estes são apenas algumas opções, na hora de escolher o seu leve em conta, o efeito funcional, estético e a logística da chegada do material a obra. Quanto menor o caminho percorrido menor a emissão de CO2, o que fara você economizar com transporte e colaborar com o meio ambiente.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo