Esteatito (também chamada como pedra de talco ou pedra-sabão).

Ela agrega beleza em qualquer que seja a escolha para o seu uso é resistente e atemporal, seus tons são marcantes que variam do cinza a verde, sua textura é oleosa, escorregadia por isso seu nome popular é "pedra-sabão'', qualidades infinitas, usada há séculos está presente em objetos, na arte e na arquitetura (material muito usado nas obras do Aleijadinho).
A pedra-sabão é praticamente impenetrável. Não é afetada por substâncias (químicas) alcalinas ou ácidas, ou seja, é resistente a manchas e não há produtos domésticos que a danifique. Bela e funcional para sua bancada da cozinha.
Uma das notáveis características da pedra-sabão é sua excelente capacidade de resistir a extremos de temperatura desde muito abaixo de zero até acima de cerca 1000 °C, por isso é muito usada como tijolos refratários para fogões a lenha, na fabricação de panelas, construção de aquecedores de alvenaria e lareiras.
É especialmente utilizada na construção de lareiras, também pela sua capacidade de absorver e distribuir de forma regular o calor. Ela retém quase todo o calor produzido pela fonte de energia que depois é liberado lenta e uniformemente no passar do tempo, mesmo após a fonte de calor se extinguir ou ser desligada.
Ela também tem baixa condutividade térmica, que a torna excelente como isolante elétrico, podendo ser usada como caixa de força que abriga componentes elétricos.
Existem grandes depósitos de valor comercial no Brasil, em maior escala no estado de Minas Gerais.
Curiosidade: a estátua do Cristo Redentor que tem 30 m de altu