Dopamina x Arquitetura

Atualizado: 22 de jul.


Primeiro vamos entender o que é Dopamina?

A dopamina é o principal neurotransmissor de bem-estar. Junto com a serotonina, a dopamina é um dos “hormônios da felicidade”, uma importante substância química produzida no cérebro. Ela atua como um mensageiro entre os neurônios, as unidades de trabalho das quais o seu cérebro é feito, e afeta fortemente o seu humor, atenção e motivação. Quando você tem níveis baixos de dopamina, você se sente baixo. Quando você tem altos níveis de dopamina indo e vindo entre os neurônios, você se sente incrível.




A dopamina é liberada especialmente quando seu cérebro espera uma recompensa, criando sensações de prazer que o motivam a repetir um comportamento específico. Claro, é por isso que coisas que podem facilmente se tornar viciantes, como sexo, álcool e cocaína, que envolvem o sistema dopaminérgico. O vício significa que o cérebro se tornou excessivamente dependente desses grandes impulsos.




Felizmente, existem maneiras naturais de manter os níveis de dopamina ideais. É importante estar ciente de como aumentar sua própria dopamina, porque baixos níveis dela estão ligados à redução da motivação e diminuição do entusiasmo. É comum que pessoas com depressão tenham baixos níveis de dopamina. Se você está deprimido, é difícil se motivar para fazer tarefas rotineiras, como ir para o trabalho ou até mesmo falar com amigos.




Algumas das maneiras de aumentar a dopamina são dormir o suficiente, fazer exercícios frequentemente, ouvir música, meditar, obter luz solar suficiente, entrar em contato com humanos e comer muita proteína (tirosina e fenilalanina são os blocos de construção da dopamina, então faça certifique-se de ter em você o suficiente dessas proteínas).


O que a arquitetura tem haver com isso?


Se a dopamina está ligada ao prazer, então ela está ligada a como nos sentimos nos ambientes. Seja através da estética do ambiente, ou sensações que ele nos traz não perceptíveis.




Quantas vezes você já chegou em um lugar e disse: "uau que lugar maravilhoso!!!" e aquilo de certa forma mexeu com seus sentimentos, ou você simplesmente se sente bem em um local mas não sabe ao certo porque, só gosta de estar lá. Isso é o ambiente construído se conectando com você e você com ele. E isso não gera apenas a dopamina, essas experiências mudam ou influenciam nossa memória perceptiva.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo