Casamia - VTN arquitetos

Atualizado: 27 de jul. de 2021




1.600 m² de bambu gente que projeto lindo, feito de bambu material natural usado a milênios por culturas como Japão e China, provavelmente em outros lugares mas eu não vou falar do que não tenho certeza. Projeto do escritório A VTN arquitetos a Casamia 'casa da comunidade' na área costeira de Thanh Cam em Vietnam' está organizada em dois pisos e inclui um ginásio, dois cafés e uma exuberante piscina exterior.


A estrutura de bambu têm muitas camadas entrelaçadas, tornando-as eficientes para absorção acústica. esta construção barata permite a interação social dentro do edifício. além disso, o telhado de palha também contribui para a absorção da acústica, que ao lado de fora corre por toda extensão da construção, protegendo-o dos ventos predominantes, ajudando a combater as tempestades que ocorrem na região central do Vietnã, o telhado de colmo (é um telhado de palha que tem menor inflamabilidade, antes que a cana ou palha seja colocada no telhado, o material é impregnado com retardadores de chama especiais). Combinado com uma camada de rede de arame ajuda a proteger o interior das forças naturais externas. Este edifício é um exemplo de como usar materiais naturais para criar estruturas duráveis, durando centenas de anos, isso é algo que os arquitetos da VTN desejam alcançar ao projetar.

As elevações envidraçadas menores garantem luz natural. A estrutura abobadada de bambu é inspirada nas palmeiras nipa, uma espécie de planta nativa encontrada em Cam Thanh.

A estrutura abobadada também é uma estratégia para resistir as forças horizontais.

Sua estrutura de bambu híbrido é composta por 22 armações em arco de colunas e treliças combinadas com contraventamento ela atinge quase 9m de altura e está assentada sobre um pedestal de concreto, pois o bambu não pode ter contato direto com o solo por causa da umidade, então é sempre necessário uma base para assentá-lo . O bambu é um material sustentável devido ao seu baixo impacto no meio ambiente. É de rápido crescimento, algumas espécies de bambu podem crescer até 25 metros dentro de 5 anos. Ele é leve, sendo apenas necessário 2 homens para carregar, sendo assim, é ótimo para construções manuais. É um recurso natural rapidamente renovável e abundante no planeta, tendo inúmeras finalidades na arquitetura para estrutura, vedação ou cobertura, em móveis, esteiras ou tecidos.


O bambu é um ótimo material para locais que possam ocorrer terremotos. Por ser uma material leve, maleável e com estrutura oca, ele consegue “dançar” durante os terremotos.

Sua compressão é comparável ao concreto e sua tração com a resistência do aço.


É preciso lembrar, que apesar de todos os seus benefícios, o uso dessa planta ainda existem limitações. O bambu é matéria orgânica e se não for tratado adequadamente pode ser afetado por fungos e brocas, o que causa danos estruturais.


O bambu também está suscetível à dilatação e contração causadas pelas mudanças de temperatura e à absorção de água.

Existem técnicas naturais em que o tratamento é feito através de fogo ou água. Para melhor aproveitar esse recurso, o bambu não deve ter contato com a umidade do solo, ficando afastado do chão no mínimo 40 centímetros. Casa comunitária Casamia Vila de Cam Thanh, cidade de Hoi An, província de Quang Nam, Vietnã VTN Architects (Vo Trong Nghia Architects) Janeiro de 2021 Fotografia Hiroyuki Oki

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo